Escrita Criativa, como começar.

A escrita criativa é possivel ser criada por todos. Não existem dons, nem dotes, todos somos capazes, trata-se de uma pratica que todo o ser humano possui. Queria aqui, longe de isto ser um manual, mostrar um caminho prático para que todos possam escrever os mais diversos textos, sejam prosa ou poesia.

1 – Ler
Acima de tudo deve procurar ler, estudar autores que se enquadrem no seu gosto pessoal. Tal ferramenta, deverá ser usada sempre que possível.

2 – Escrever
Simplesmente isto, escrever escrever e escrever. Não há qualquer importância com a qualidade da escrita, a escrita irá sempre ser melhorada à medida que se escreve.

3- Manter um caderno de rascunhos
Por mais que a escrita em computadores nos pareça útil (que o é), o meu conselho prende-se na aquisição de um caderno simples, tudo o que se escreve deverá ser guardado, mesmo que pareçam trechos desconexos, mais tarde poderão ser bastante úteis. Escrevam e reescrevam. Mais uma vez, a regra é a mesma, escrever, escrever e escrever.

4 – Fluir
Ao escrever, deverá sempre deixar espaço para que os pensamentos sejam levados para o papel. Deixe os pensamentos surgir e coloque imediatamente no papel tudo o que lhe ocorrer, ignore por completo se deverá escrever o que lhe ocorre e simplesmente escreva, e nunca risque ou apague o que escreveu (aconselho sempre a utilização de uma caneta / esferográfica).

5 – Inspiração
Qualquer coisa poderá servir de inspiração para a criação de um texto (poético ou não). Um objecto, uma pessoa, um ser, um livro, uma fotografia, uma imagem, um cheiro, um som, uma música (com os respectivos cuidados de quando ao existir uma letra musical, esta não ser copiada mas antes interpretada). Novamente, devemos utilizar o objecto inspirativo (inspirar) e escrever (expirar). A escrita é como respirar.

  1. Cátia Mendes diz:

    São uns bons conselhos! Também os sigo, se bem que tenha perdido o meu caderno de apontamentos e tenha começado a escrever no pc. Hum, tenho de ver se o encontro.

    Gostei da imagem do site. Podes começar a contar com uma visitante regular. Ainda não li nada, terá de ficar para depois, quando tiver mais um tempito.

    See you soon 🙂

  2. seyon diz:

    Olá, muito obrigado pelo comentário! 😀
    Ainda tenho este espaço em obras, como se poderá notar, mas a pouco e pouco este site vai tomando forma, espero ter-te como autora no escrita.org 🙂

  3. ler todo o blog, muito bom

Leave a Reply